JUSTIFICATIVA:

 

João Fernando Barreto nasceu no dia 07 de dezembro de 1958, na cidade de Sorocaba. Filho de Ondina Barreto e Nestor Barreto foi batizado oito dias após o nascimento na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Santana, pelo Frei Florenço.

 

Morador da Vila Carvalho, em 1965 iniciou a pré-escola e o Ensino Fundamental no tradicional Instituto Educacional "Matheus Maylasky" e terminou o antigo colegial na escola Dr. Julio Prestes de Albuquerque, o "Estadão".

 

Começou a trabalhar ainda adolescente, com 14 anos no Grupo Splice. Anos depois mudou-se para Campinas para estudar Turismo e Comunicação na PUC-Campinas, onde se especializou em turismo e se tornou mestre em Turismo e Comunicação.

 

Retornou-se para Sorocaba em 1988 para tratar de seu pai, e aproveitou para retomar os trabalhos pastorais na Paróquia São Benedito. Coordenou o coral "CAZULO", formado por crianças com faixa etária de 5 a 12 anos. Também na paróquia apresentava o festival de bandas chamado "VIVA".

 

O coral comandado por ele era um sucesso na paróquia e também na cidade de Sorocaba, e seus trabalhos pastorais chamavam a atenção de todos. O pároco da São Benedito na época, padre Wilson Bizoni o convidou para servir a comunidade através do Diaconato Permanente e o convite aceito. Foi ordenado Diácono da Igreja no ano 2000, pelas mãos do arcebispo Dom José Lambert.

 

Em 1989 seu pai Nestor Barreto veio a falecer. Para ajudar nas despesas da casa João Fernando foi trabalhar no Departamento Pessoal da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS).

 

Na vida paroquial Fernando se destacava por ser um diácono jovem e dinâmico e impressionava por sua energia e inteligência. Com esses atributos despertou a atenção do arcebispo Dom José Lambert.

 

Foi estudar teologia no Instituto Superior de Teologia "João Paulo II" e no dia 8 de dezembro de 2002 foi ordenado sacerdote também sob a imposição das mãos do saudoso Dom José Lambert, juntamente com outros dois amigos da faculdade de teologia, José Antonio e Edivaldo.

 

No dia seguinte a ordenação presbiteral, assumiu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus do bairro Nova Sorocaba, onde implantou seu jeito jovem e exigente de ser, organizando as pastorais e movimentos da Igreja Católica.

 

Permaneceu na paróquia até o dia de seu falecimento, ocorrido no Hospital Evangélico de Sorocaba no dia 20 de junho de 2011, vítima de um carcinomatose peritoneal e neoplasia maligna no reto.

 

Padre Fernando deixou saudades por sempre respeitar as pessoas de uma forma natural, e por sua inteligência de conseguir reverter problemas em soluções.

 

Lutou contra o câncer durante seis anos e se mostrou sempre muito forte e com um testemunho pratico do amor de Deus.

 

S/S.,  02 de agosto de 2011.

 

ANSELMO ROLIM NETO

Vereador.